sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ideb: desafios e metas



A Secretaria da Educação/DDGE do município de São José da Laje ao retomar a Política de Formação para Professores reconhece:

[...] a necessidade de contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor; a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática; em geral, os professores têm uma visão simplista da atividade docente, ao conceberem que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas. (SCHNETZLER e ROSA, 2003, p. 27).

Por acreditar que o investimento na Formação Continuada Docente é fator essencial para o atendimento das metas projetas nas avaliações de larga escala  e, estas  por sua vez, passam a ser um termômetro para reflexão do fazer pedagógico na busca por inovações metodológicas que possam assistir os educandos nas suas necessidades, é que o município de São José da Laje/AL inaugurou  em 2013 a Formação Continuada IDEB: desafios e metas, cujo fio condutor é o processo de formação-reflexão sobre as metodologias de sala de aula, alinhadas aos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997) em vigência.
A referida formação nos anos 2013, 2014 foi direcionada aos docentes de 4º e 5º anos iniciais e aos anos finais do Ensino Fundamental, nas áreas de Linguagens e Matemática, em encontros quinzenais, com formadores habilitados nas respectivas áreas de formação, em que foram discutidas as questões presentes nas variadas avaliações de âmbito Nacional e Estadual.
No ano em curso a Formação acontecerá apenas nos 5º e 9º anos com uma nova formatação, mas, voltada para o aspecto supracitado. O redesenho da formação contempla orientações e debates presenciais, mas também propõe a inserção de uma nova ferramenta – Blog.
Seu uso possibilitará que professores, coordenadores e diretores sejam co-autores de atividades e assuntos abordados ao longo da Formação, ao passo que possibilitará domínio sobre a ferramenta, de forma que esta possa ser ampliada para o uso da prática pedagógica com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e divulgação de boas iniciativas.
O Blog será também um espaço sistematizado no qual estará disponibilizado todo o material utilizado na Formação IDEB: desafios e metas da Rede e de cada Escola, metas a serem alcançadas, escala de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, (disponibilizadas pelo INEP/MEC); o cálculo com a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar (disponibilizado pelo QEdu) com base nos resultados da Prova Brasil 2013, simulados, gabaritos e resultados de cada Escola disponibilizados após as aplicações, além do Referencial Teórico que norteará as discursões na Formação.
Enfim, a Secretaria da Educação e o DDGE atentos ao atual contexto, vislumbram que a Escola precisa desempenhar vários e novos papéis, visto que a sociedade está em constante mutação e o professor é o principal agente: é ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos seus educandos. “Para tal é necessário que ele seja um professor que pesquise que contribua para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico da instituição que leciona, que teorize práticas tornando-as inovadoras e que maneje também a instrumentalização eletrônica.” (InfoEscola, 2015).

Rosiene Omena Bispo

Nenhum comentário:

Postar um comentário