A Secretaria da Educação/DDGE do município de
São José da Laje ao retomar a Política de Formação para Professores reconhece:
[...] a necessidade de
contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria
prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só
acontece pela ação do professor; a necessidade de se superar o distanciamento
entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria
da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua
própria prática; em geral, os professores têm uma visão simplista da atividade
docente, ao conceberem que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar
algumas técnicas pedagógicas. (SCHNETZLER e ROSA, 2003, p. 27).
Por acreditar que o investimento na Formação
Continuada Docente é fator essencial para o atendimento das metas projetas nas
avaliações de larga escala e, estas por sua vez, passam a ser um
termômetro para reflexão do fazer pedagógico na busca por inovações metodológicas
que possam assistir os educandos nas suas necessidades, é que o município de
São José da Laje/AL inaugurou em 2013 a Formação Continuada IDEB:
desafios e metas, cujo fio condutor é o processo de
formação-reflexão sobre as metodologias de sala de aula, alinhadas aos
Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC, 1997) em vigência.
A referida formação nos anos 2013, 2014 foi
direcionada aos docentes de 4º e 5º anos iniciais e aos anos finais do Ensino
Fundamental, nas áreas de Linguagens e Matemática, em encontros quinzenais, com
formadores habilitados nas respectivas áreas de formação, em que foram
discutidas as questões presentes nas variadas avaliações de âmbito Nacional e
Estadual.
No ano em curso a Formação acontecerá apenas
nos 5º e 9º anos com uma nova formatação, mas, voltada para o aspecto
supracitado. O redesenho da formação contempla orientações e debates
presenciais, mas também propõe a inserção de uma nova ferramenta – Blog.
Seu uso possibilitará que professores,
coordenadores e diretores sejam co-autores de atividades e assuntos abordados
ao longo da Formação, ao passo que possibilitará domínio sobre a ferramenta, de
forma que esta possa ser ampliada para o uso da prática pedagógica com o
objetivo de desenvolver o hábito de registro e divulgação de boas iniciativas.
O Blog será também um espaço sistematizado no
qual estará disponibilizado todo o material utilizado na Formação IDEB:
desafios e metas da Rede e de cada Escola, metas a serem alcançadas, escala de
proficiência de Língua Portuguesa e Matemática, (disponibilizadas pelo
INEP/MEC); o cálculo com a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua
etapa escolar (disponibilizado pelo QEdu) com base nos resultados da Prova
Brasil 2013, simulados, gabaritos e resultados de cada Escola
disponibilizados após as aplicações, além do Referencial Teórico que norteará
as discursões na Formação.
Enfim, a Secretaria da Educação e o DDGE
atentos ao atual contexto, vislumbram que a Escola precisa desempenhar vários e
novos papéis, visto que a sociedade está em constante mutação e o professor é o
principal agente: é ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos
seus educandos. “Para tal é necessário que ele seja um professor que pesquise
que contribua para a construção e efetivação do Projeto Político Pedagógico da
instituição que leciona, que teorize práticas tornando-as inovadoras e que
maneje também a instrumentalização eletrônica.” (InfoEscola, 2015).
Rosiene Omena Bispo
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